Conheça Gonçalves

Na Pousada Cabanas no Mundo: 

  • Cachoeira privativa ( foto abaixo).
  • Trilha as margens do Rio Corredeira (1000 metros) (foto abaixo).
  • Lago para pesca amadora.
  • Cavalos com espaço na propriedade para o passeio.

A cidade fica a uma altitude de 1300 metros, numa região repleta de vegetação e Mata Atlântica. Apesar de tranqüila, Gonçalves enche nas férias de inverno, iniciando sempre no feriado de Chorpus Christie, com suas ruas enfeitadas pelos moradores e outras festas religiosas. Mas não fica só no inverno a diversão, aqui, encontra-se o melhor carnaval de rua.

Veja mais o que você pode fazer:
Do Retiro

Muitas quedas e piscinas naturais. Acesso pelo bairro de São Sebastião das três orelhas.

Do Cruzeiro

Fica na estrada que liga Gonçalves ao distrito de costas, seguindo por uma bifurcação para o sertão de Cantagalo. 700 metros depois da bifurcação

Do Simão Queda

com 7 metros de altura, ?ca no bairro boa vista a 2,5 km do centro.        

Mirante do Cruzeiro

Nesse mirante você pode enxergar toda a Gonçalves, numa vista de tirar o fôlego.o mirante ?ca a 1488 metros de atitude.

Serra da Balança

Um prato cheio pra quem gosta de mirantes. Da serra é possível observar a Pedra do Baú (São Bento do Sapucai) e as serras de Brasópolis. Chegando no bairro dos Venancios, é preciso parar o carro e seguir por uma trilha estreita, repleta de porteiras.        

Pedra de São Domingos

Um deslumbre. 2050 metros de altitude, proporciona visão de 360º graus, sem nada na frente. Dá pra enxergar boa parte da Serra da Mantiqueira, cidades do Sul de Minas, Campos do Jordão e Monte Verde.        

Pedra do Forno

Enfrenta-se uma trilha no meio da mata para se chegar a este ponto fascinante. 1970 metros de atitude.        

Outras opções de atividades são:

Outras opções de atividades são : rapel em pedra, bóia-cross, trecking ecológico, passeio de cavalo, e visitas a fazendas. Aventure - se em Gonçalves : para maiores informações entre em contato com a Mantiqueira Ecoturismo pelo site: http://www.mantiqueiratur.com.br/site/ (35) 3654-1390 , contato@mantiqueiratur.com.br.

Todo o município de Gonçalves faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA)  Fernão Dias. Isso significa que, por ser uma área de remanescentes da quase extinta Mata Atlântica, deve ser protegida e preservada. Por causa disso, algumas espécies da fauna reapareceram, como jacu e beija-flor. Araucárias, por exemplo, apesar de não serem nativas, integram o ecossistema dessa porção da Serra da Mantiqueira, enfeitam a paisagem, fornecem pinhão e só podem ser derrubadas de forma pontual, com solicitação junto ao órgão de defesa ambiental, que faz a vistoria no local e autoriza ou não.

Com isso, aos poucos a vegetação se recupera e todos se beneficiam, pois a beleza natural da região é o principal atrativo para conquistar os visitantes temporários e os novos moradores de diferentes partes do Brasil que escolhem Gonçalves para viver.

Um dos destaques do município é sua produção de orgânicos, projeto abraçado por agricultores locais e por novos moradores. Semanalmente, boa parte dos produtos são levados para outros centros, como São Paulo, e aos sábados acontece a feira orgânica na cidade. O galpão é aberto ao público, fica na saída para o Bairro São Sebastião e funciona das 9h às 13h.

Ao lado dele fica o Café na Roça, que se tornou um ponto de encontro festivo tanto para moradores como para visitantes. Tudo o que é servido ali – pão de queijo, bolos, tortas, sucos e café – também é orgânico.

ATENÇÃO

  • A única operadora de celular em Gonçalves é a Vivo;
  • A única agência bancária – com caixa eletrônico fora do expediente normal – é do Banco do Brasil;
  • É possível sacar dinheiro no Bradesco Expresso no Mercado Du Ponto, desde que haja disponibilidade de moeda. Ou seja, não há garantia de que haverá dinheiro a qualquer momento;
  • A maioria dos estabelecimentos comerciais do centro da cidade aceitam cartão de crédito e cartão de débito, mas nos restaurantes da zona rural, apenas dinheiro e cheque;
  • Traga roupas e calçados apropriados para caminhadas e passeios, pois a estrutura de Gonçalves é mais rústica e saltos altos não são recomendados;
  • Mesmo no verão, traga também roupas mais quentes porque as temperaturas à noite e pela manhã são sempre amenas. Afinal, estamos na montanha.